Saturday, February 24, 2024
HomeArizona Cardinalsconheça os maiores campeões da NFL

conheça os maiores campeões da NFL


Vocês sabem quantos times venceram o Super Bowl? E quem é o maior campeão da finalíssima da NFL, criada em 1967? Quem busca levantar o Troféu Vince Lombardi pela primeira vez? E quem está há muito tempo na fila? Essas e outras perguntas serão respondidas nesta coluna. Confira a lista dos maiores vencedores da liga, que todo ano deixa milhões de espectadores pelo mundo de olho na TV.

Hall dos campeões: 20 no total

*ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: Em 12 de fevereiro de 2024, às 10h43.

New England Patriots e Pittsburgh Steelers (seis títulos)

Na parte de cima, New England Patriots e Pittsburgh Steelers continuam soberanos. Os Pats viveram anos mágicos sob o comando de Bill Belichick e Tom Brady e conquistaram seis troféus: 2001, 2003, 2004, 2014, 2016 e 2018, além de três vices em 2007 e 2011 (ambos para o New York Giants) e 2017 (derrota para o Philadelphia Eagles. Sem a dupla, a esquadra de Foxborough tentará andar com as próprias pernas para voltar aos tempos de glória e fechou a temporada 2023 com a 3ª pior campanha com 4-13. A torcida espera que a reconstrução aconteça e será que veremos a “Dinastia” disputando o título novamente?

Nota/Corneta do colunista: Pelo jeito vai demorar uns anos para voltar ao topo…

Já os Steelers dominaram a década de 1970 emplacando quatro ‘Lombardões’: 1974, 1975, 1978 e 1979. O penta veio em 2005 e na temporada 2008 chegou ao hexacampeonato capitaneado pelo quarterback Ben Roethlisberger. Depois de um jogo eletrizante em Tampa, a equipe da Pensilvânia  derrotou o Arizona Cardinals por 27 a 23 – para muitos, um dos melhores Super Bowls da história. Depois da conquista, Pittsburgh ainda chegou a mais uma final, mas perdeu para o Green Bay Packers em 2010. São 14 anos de fila, mas o time continua sendo um dos mais populares da NFL.

San Francisco 49ers e Dallas Cowboys (cinco títulos)

Continuando no hall dos times populares estão 49ers e Cowboys. Até a final da temporada 2012 contra o Baltimore Ravens, San Francisco tinha um aproveitamento fantástico de cinco finais e cinco títulos. Dessas conquistas, quatro foram sob o comando do lendário Joe Montana (1981, 1984, 1988 e 1989). O último título foi em 1994 contra o San Diego Chargers. No entanto, a equipe de Kyle Shanahan acumulou três vices e parecia que sairia da fila com um ataque poderoso liderado por Christian McCaffrey, Deebo Samuel, Brandon Aiyuk, George Kittle e o novato Brok Purdy, mas acabou derrotado pelo Kansas City Chiefs (outra vez) no overtime. O jejum aumenta, são 29 anos sem gritar “É campeão” e será que o time de Santa Clara terá gasolina no tanque para quebrar o tabu?

Os Cowboys foram campeões pela última vez na temporada 1995 contra os Steelers. O time também venceu as decisões de 1971, 1977, 1992 (com direito a 52 a 17 sobre o Buffalo Bills) e 1993. De lá pra cá não chegou mais ao Super Bowl e os torcedores vão demorar para verem seu time no lugar mais alto do pódio. A última temporada teve praticamente o mesmo roteiro do anterior, com direito a bater de frente com os Eagles pela ponta da NFC East, mas o gás acabou no Wild Card, quando parou diante dos Packers. Será que vem o hexa em 2024?

Green Bay Packers, Kansas City Chiefs e New York Giants (quatro títulos)

LAS VEGAS, NEVADA - FEBRUARY 11: Mecole Hardman Jr. #12 of the Kansas City Chiefs catches a pass for a touchdown to defeat the San Francisco 49ers 25-22 in overtime during Super Bowl LVIII at Allegiant Stadium on February 11, 2024 in Las Vegas, Nevada.

Os Packers estão entre as franquias mais famosas da NFL. Campeões em 1966, 1967 e 1996, faturaram o último título em 2010 contra o Pittsburgh Steelers sob o comando de Aaron Rodgers. Entra temporada e sai temporada, os cheeseheads são considerados um dos favoritos ao penta, mas falta um empurrãozinho para que os palpites virem realidade.

A temporada 2023 apresentou mudanças no quesito QB e a ‘Era Love’ entrou em ação. Jordan Love conduziu o time de Wisconsin até o Divisional Round e ficou perto de eliminar os 49ers. Será que o “amor” seguirá imperando pelas bandas de Green Bay?

Saindo de Wisconsin e indo para NY,  os Giants viraram uma verdadeira pedra no sapato dos Patriots com dois títulos: 2007 e 2011. No primeiro, Eli Manning tirou a franquia da fila de 17 anos ao vencer New England e interrompeu a “temporada perfeita” de Tom Brady e seus comparsas. Quatro anos depois, nova vitória contra o time de Boston, tendo pior campanha entre os campeões (9-7). Antes, os Giants haviam conquistado o SB em 1986 e 1990, inclusive, iniciando o tetra-vice do Buffalo Bills. A torcida espera tempos de glórias, mas com Daniel Jones liderando o ataque, as coisas ficam um pouco complicadas.

Temos um novo membro na prateleira dos tetracampeões! Seja bem-vindo Kansas City Chiefs! A equipe do Missouri conquistou o primeiro título em 1969 e até surgir Patrick Mahomes, amargava 50 anos na fila. O 2º ‘Lombardão’ veio na temporada 2019 contra o San Francisco 49ers e quase repetiu a dose no ano seguinte, mas parou diante do Tampa Bay Buccaneers. Duas temporadas depois, eis o terceiro troféu ao derrotar o Philadelphia Eagles e o tetra veio na noite do último domingo outra vez contra os Niners, decidido nos últimos segundos da prorrogação. O time  de Andy Reid quebrou a escrita que durava 20 anos ao ser a primeira equipe a conquistar dois títulos de forma consecutiva, o último foi um tal de New England Patriots e o seu QB Tom Brady nas temporadas 2003 e 2004. Será que estamos diante de uma nova “Dinastia” na NFL?

Los Angeles/Oakland Raiders, Washington Commanders e Denver Broncos (três títulos)

Desde que a franquia mudou de nome, os Raiders nunca mais conquistaram o Super Bowl e só chegaram uma vez na temporada 2002, quando perderam para o Tampa Bay Buccaneers. Como Los Angeles, o time foi campeão em 1976, 1980 e 1983.

Já os Commanders (ex-Redskins), não vão ao Super Bowl desde 1991, quando conquistaram o seu último título contra o Buffalo Bills. O time também foi campeão em 1982 e 1987, além de dois vices.

Denver não levanta o ‘Lombardão’ desde a temporada 2015, quando derrotou o Carolina Panthers e encerrou a fantástica carreira de um tal Peyton Manning. No final da década de 1990, outro lendário QB, John Elway, liderou a franquia do Colorado a duas conquistas contra Green Bay Packers (1997) e Atlanta Falcons (1998).

Miami Dolphins, Los Angeles Rams, Baltimore/Indianapolis Colts, Baltimore Ravens e Tampa Bay Buccaneers (dois títulos)

O Los Angeles Rams saiu da fila com a conquista dos Rams sobre os Bengals. Porém, os últimos anos não foram bons para o time de Sean McVay, que ficou fora da pós-temporada em 2022 e parou no Wild Card no ano seguinte para o Detroit Lions.

A cidade de Los Angeles não via uma equipe campeã desde o Los Angeles Raiders (atual Las Vegas Raiders) em 1983.

Outro time no hall dos bicampeões é o Tampa Bay Buccaneeers, que levantou o Vince Lombardi na temporada 2020 contra os Chiefs. Foi a primeira temporada de Tom Brady no comando de ataque. A franquia flertou com o Super Bowl em 2021 e caiu no Wild Card para os Cowboys, inclusive, foi a última partida do multicampeão Tom Brady, que anunciou a aposentadoria após 23 temporadas e sete títulos no currículo.

Outras três franquias estão na lista de dois Vince Lombardis. No início da década de 1970, o Miami Dolphins apareceu em três Super Bowls, com duas conquistas e um vice. Aliás, a franquia da Flórida é a única a ser campeã de forma invicta (1972). Miami também participou do Super Bowl XVII e do Super Bowl XIX, perdendo ambos os jogos para Redskins/Commanders e 49ers, respectivamente.

Já os Colts comemoraram na quinta edição do SB por Baltimore, quando derrotou o Dallas Cowboys por 16 a 13. Por Indianapolis, o segundo caneco veio em 2006 sob a batuta de Peyton Manning, quando passou pelo Chicago Bears. São 18 anos de fila e vai demorar para que a torcida dos Colts voltarem a sorrir. Fechando a lista, os Ravens conquistaram os títulos de 2000 e 2012 com o lendário Ray Lewis no comando da defesa. A equipe de Maryland segue na caça ao tricampeonato com Lamar Jackson no comando do ataque e ficou no quase, mas parou diante do Kansas City Chiefs.

Um título: 5 equipes

New York Jets (1968)
Chicago Bears (1985)
New Orleans Saints (2009)
Seattle Seahawks (2013)
Philadelphia Eagles (2017)

Em busca do primeiro título: 12 equipes

Os bicho-papões do Super BowlTennessee Titans, Atlanta Falcons, San Diego Chargers, Bufallo Bills, Cincinnati Bengals, Minnesota Vikings, Arizona Cardinals, Detroit Lions, Cleveland Browns, Jacksonville Jaguars, Houston Texans e Carolina Panthers. A lista é grande, mas são estas equipes que buscam o primeiro anel de campeão.

Desses 12, quatro jamais disputaram o Super Bowl: Browns, Lions, Texans e Jaguars

Da turma dos vices, o mais emblemático é o caso do Buffalo Bills, que chegou a quatro finais seguidas no início da década de 1990, mas perdeu todas: 1990, 1991, 1992 e 1993, contra Giants, Redskins/Commanders e duas vezes para os Cowboys.

Com quatro vices também temos o Minnesota Vikings, que chegou perto em 1969, 1973, 1974 e 1976. Os Bengals bateram na trave pela terceira vez (com Joe Burrow, há uma luz para levantar o caneco). Os Eagles também chegaram à sua terceira decisão e com um timaço liderado por Jalen Hurts, mas caiu para os Chiefs. San Francisco também chegou ao terceiro vice-campeonato após um aproveitamento fantástico de cinco títulos em cinco finais.

Panthers e Falcons – este com a famosa ‘Falconizada’ no Super Bowl LI – têm duas aparições, enquanto Cardinals, Titans e Chargers, completam a lista com uma presença e nada de título.

Com o título dos Chiefs, as conferências (AFC e NFC) estão empatadas em 29 canecos. Quem vai desempatar na temporada 2024? Façam seus palpites.

Fotos: Maddie Meyer e Harry How /Getty Images; Divulgação / Baltimore Ravens; Divulgação / Flickr




RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments