sexta-feira, setembro 29, 2023
HomeEconomiaMercado está mais cético com economia do que há dois meses, diz...

Mercado está mais cético com economia do que há dois meses, diz diretor da Quaest


Para o diretor de Inteligência da Quaest, o cientista político Guilherme Russo, o principal recado da pesquisa divulgada pelo instituto nesta terça-feira (19) está na piora da avaliação do mercado financeiro em relação ao governo Luiz Inácio Lula da Silva, bem como de seu ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e da condução da economia como um todo.

“Esta é a quarta rodada da pesquisa e ela mostra uma tendência muito importante, com mudanças ao longo do tempo muito claras”, disse Russo em entrevista à CNN.

“No começo do ano o mercado estava muito cético com o governo Lula, e fomos vendo que, ao longo do tempo, isso melhorou muito. Mas a realidade que essa última pesquisa publicada hoje mostra é que, quanto o mercado está olhando para a economia hoje, eles voltaram a ter um nível de ceticismo maior do que dois meses atrás.”

A pesquisa Genial/Quaest é feita junto a investidores, analistas e gestores do mercado para mensurar a avaliação deste grupo em relação ao governo e sua condução das políticas econômicas.

A proporção do mercado financeiro que avalia positivamente o governo Lula caiu 8 pontos porcentuais entre a edição de julho e a de setembro, de 20% para 12%.

Essa piora se manifestou mais fortemente na leitura sobre o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad: após ter avançado quase 40 pontos porcentuais entre maio e julho, a avaliação positiva sobre o ministro caiu quase 20 pontos nesta leitura, de 65% para 46%.

A avaliação negativa sobre Haddad cresceu 12 pontos no período, de 11% para 23%, e a regular avançou 7 pontos, de 24% para 31%.

“A grande mensagem é que os especialistas do mercado financeiro estão olhando o governo e dizendo que ele está sendo muito otimista”, disse Russo.

“O mercado financeiro está muito preocupado com o equilíbrio fiscal. O governo está com um cenário econômico mais positivo, mas acabou de mandar um orçamento em que diz que quer gastar muito dinheiro. E o mercado fala – ‘ok, entendido, mas como você vai pagar essa conta?””

*Com informações do Estadão Conteúdo


RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments