A MTV anunciou, nesta quinta-feira (19), que o MTV EMA 2023 – prêmio destinado a premiar os melhores nomes da música da Europa e do mundo — foi cancelado devido à guerra entre Israel e o grupo radical Hamas.
A premiação aconteceria no dia 5 de novembro em Paris, na França. Seria a volta do prêmio à capital francesa, desde 1995. O evento seria transmitido para mais de 150 países pela MTV e pelo serviço de streaming Pluto TV.
Anitta concorria a dois prêmios, nas categorias Melhor Artista Latina e Maiores Fãs. Fora ela, outros brasileiros estavam na disputa para a estatueta de Melhor Artista Brasileiro, exclusiva da cerimônia. Concorriam Manu Gavassi, Kevin O Chris, Luísa Sonza, Matuê e Anavitória.
Taylor Swift liderava as indicações com sete troféus. SZA e Olivia Rodrigo apareciam na cola, com seis indicações cada. Veja lista completa de indicados aqui.
***
Leia íntegra da nota divulgada pela assessoria da MTV Brasil:
“Dada a volatilidade dos eventos mundiais, decidimos não seguir com o MTV EMA 2023 por precaução com os milhares de funcionários, membros da equipe, artistas, fãs e parceiros que viajam de todos os cantos do mundo para realização desse show.
O MTV EMA é uma celebração global da música realizada anualmente, mas enquanto assistimos aos acontecimentos devastadores em Israel e Gaza continuarem a se desenrolar, este não parece ser um momento de celebração global. Com milhares de vidas já perdidas, é um momento de luto.
Esperamos voltar novamente com o MTV EMA, em novembro de 2024.”