Em um treino que os principais postulantes ao título não brilharam, coube a Ayumu Sasaki tomar o protagonismo e ficar com a pole da Moto3 para o GP da Austrália. Com o tempo de 1min36s539, o japonês nem precisou da última tentativa para ficar com a primeira posição no grid de largada.
Correndo em casa, Joel Kelso surpreendeu e ficou com a segunda colocação, com Stefano Nepa fechando a primeira fila em Phillip Island. O brasileiro Diogo Moreira parte na quarta posição, acompanhado por Matteo Bertelle e Collin Veijer.
Deniz Öncü, David Alonso, Adrián Fernández e Vicente Pérez fecham o top-10. Entre os postulantes ao título que decepcionaram, Daniel Holgado parte na 11ª posição, enquanto Jaume Masià ficou apenas com o 13º lugar.
FIQUE ATENTO
🏍️ MotoGP muda programação por ventos fortes e antecipa GP da Austrália para sábado

LEIA TAMBÉM
🏍️ ‘Vitória muito importante’: Granado se emociona com Moreira na Indonésia na Moto3
🏍️ ‘Visibilidade muito maior’: pilotos acreditam em impacto positivo da vitória de Moreira
🏍️ ‘Foi difícil chegar até aqui’: pais narram emoção da primeira vitória de Moreira na Moto3
Antes do início da classificação, a organização confirmou que Scott Ogden não vai seguir no fim de semana já que não atingiu a marca de 105% do melhor tempo do fim de semana. O britânico, porém, sofreu com inúmeras quebras ao longo do fim de semana e não teve como fazer o tempo necessário, já que só deu nove voltas ao longo dos três treinos.
A largada do GP da Austrália de MotoGP, em Phillip Island, está marcada para a madrugada deste sábado, à 1h10 (de Brasília). O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Q1: Holgado passa ao Q2 acompanhado por Yamanaka, Farioli e Ortolá
Apesar do céu parcialmente nublado, a classificação da Moto3 começou com pista seca. Antes do início da sessão, os termômetros mediam 16°C, com o asfalto chegando a 28°C. A umidade relativa do ar era de 68%, com o vento soprando a 13 km/h.
Neste sábado, a fase inicial da classificação contou com Ryusei Yamanaka, Filippo Farioli, Nicola Fabio Carraro, Lorenzo Fellon, David Salvador, Xavier Artigas, Iván Ortolá, Syarifuddin Azman, Mario Aji, Joshua Whatley, Taiyo Furusato, Daniel Holgado e José Antonio Rueda.
Quando as primeiras voltas foram computadas, Yamanaka surgiu na ponta com 1min37s562, 0s069 melhor do que Farioli. Carraro e Aji completavam o top-4, com Whatley 0s126 abaixo da linha de corte da fase seguinte.
Com 1min37s858, Furusato saltou para a terceira colocação, diante de Holgado, que avançou para quarto. Carraro desceu para a zona da degola por 0s204.
Na quarta volta em Phillip Island, Holgado cravou 1min37s538 e assumiu a liderança do Q1, 0s024 melhor do que Yamanaka. Farioli e Furusato seguiam com passe para a fase seguinte da classificação.
O retorno da rodada de pit-stops foi daquele jeitinho bem Moto3: com os pilotos esperando o limite para entrar na pista. Faltavam apenas 2min30s quando o pelotão desceu o pit-lane.
Com poucos segundos ainda no cronômetro, um enorme pelotão vinha bem lento pela pista, todos tentando usar o vácuo de Holgado, que vinha se segurando.
Com 10s para acabar, porém, aqueles que estavam fora do Q2 provisório abriram volta para tentar avançar. Com 1min37s694, Ortolá saltou para a quarta colocação, assegurando um passe para a fase final.
Assim, Azman larga em 19º, diante de Rueda, Furusato, Salvador, Carraro, Aji, Fellon, Whatley e Artigas.
Q2:
Aprovados no Q1, Holgado, Yamanaka, Faroli e Ortolá se juntaram a Jaume Masià, Diogo Moreira, Matteo Bertelle, Vicente Pérez, Kaito Toba, Adrián Fernández, David Muñoz, Deniz Öncü, Riccardo Rossi, Joel Kelso, Ayumu Sasaki, Stefano Nepa e Collin Veijer na fase final da classificação.
Kelso foi o primeiro a marcar tempo, com 1min37s863. E, só um giro depois, os adversários computaram marcas rápidas.
David Alonso foi amin37s146 e pegou a pole provisória, 0s147 melhor do que Pérez. Ortolá era o terceiro, diante de Nepa.
Sasaki, contudo, veio em seguida para detonar o tempo de David. Com 1min36s654, o japonês da IntactGP tomou a ponta por 0s492.
Quando chegou a hora dos pit-stops, Sasaki seguia na ponta, com Alonso, Öncü, Fernández e Pérez formando o top-5. Moreira vinha em 15º.
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.